Helmut Marko, consultor da equipe Red Bull confessou que convidou Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, a entidade que promove e regulamenta a MotoGP para trocar de categoria. O austríaco acredita que o dirigente acabaria com os problemas da Formula 1.
De acordo com a imprensa espanhola, Marko contatou Ezpeleta no último Grande Prêmio da França, mais uma corrida marcada por um domínio acachapante de Lewis Hamilton e da Mercedes. “Sim, eu pedi, o problema atual são as regras, Carmelo nunca teria permitido esse tipo de regras“, revelou.
Marko se refere ao esquema de distribuição de dinheiro da Fórmula 1, em que as marcas mais fortes recebem uma maior fatia e fazem mais exigências, além de algumas terem privilégios devido a sua relevância histórica, como Ferrari e McLaren. Enquanto isso, os times independentes precisam se adequar como podem e muitos acabam desistindo.
“Na MotoGP este problema já estaria resolvido“, continuou Marko. “Na Fórmula 1 não deve dar vantagem a qualquer equipe. Estamos empenhados em oferecer aos fãs a melhor competitividade possível“, garante. Depois de décadas nas mãos de Bernie Ecclestone, a categoria está sob a direção da Liberty Media desde 2017, grupo que tem buscado alternativas para mantar os fãs interessados. Entretanto, essa estrutura permanece basicamente inalterada.
Na MotoGP, por outro lado, a Dorna estabeleceu um sistema que auxilia as equipes independentes. “Nossos acordos comerciais beneficiam tanto a Dorna quanto as equipes, nosso sistema é diferente do que é feito na Fórmula 1, porque nós damos mais dinheiro para equipes privadas do que para equipes oficiais“, comentou Ezpeleta.
“Somos essencialmente um esporte em que o fator mais importante é o ser humano“, continuou Ezpeleta. “A MotoGP é o melhor show de motocicletas no mundo, que reúne os melhores pilotos do mundo. Nosso objetivo é fornecer uma estrutura para garantir as melhores oportunidades para mostrar seus talentos. Se a MotoGP é atrativa, é também por este motivo.”
As comparações competitivas entre as duas categorias são escandalosas. Enquanto na Fórmula 1 apenas três equipes diferentes venceram corridas desde 2014, na MotoGP nada menos do que seis times chegaram ao alto do pódio durante o mesmo período: as montadoras Yamaha, Honda, Ducati e Suzuki e as satélites Marc VDS e LCR.
Entre os pilotos as diferenças são ainda mais brutais. Desde 2014, apenas sete pilotos venceram corridas de Fórmula 1. Na MotoGP já foram doze: Marc Márquez, Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo, Valentino Rossi, Maverick Viñales, Álex Rins, Danilo Petrucci, Jack Miller, Cal Crutchlow, Dani Pedrosa e Andrea Iannone.