A Ducati anunciou nessa quinta-feira (2) que Xavi Fores pilotará para a equipe na próxima etapa do World Superbike, em Aragón, na Espanha. O piloto de 29 anos substituirá Troy Bayliss, que se aposentou definitivamente.
Bayliss, de 45 anos, foi o escolhido original para substituir o titular Davide Giugliano, que se lesionou num acidente em Phillip Island, antes da temporada começar. Apesar de realizar surpreendentes boas performances, o australiano tricampeão mundial decidiu não ir à Aragón, marcada para 12 de abril. A Ducati, então recorreu à sua segunda opção na lista, Xavi Fores.
“Tem sido uma longa jornada. Eu já sabia que as pessoas estavam falando que eu iria pilotar na Tailândia, mas Bayliss estava no topo da lista – ele é um pouco mais interessante do que eu sou! Quando soube de sua aposentadoria permanente, voltei a entrar em contato com a Ducati e fomos capazes de entrar em acordo. Estou muito feliz e acho que podemos ir bem.”
Fores se mostrou consciente do trabalho que terá e considera a prova em Aragón como um aprendizado. Entretanto o espanhol citou Jordi Torres e Nico Terol, como exemplos de rápida adaptação. O piloto também teceu elogios à Jonathan Rea, Leon Haslam e o campeonato em si: “está muito emocionante este ano”, afirmou.
“Em termos de minhas próprias expectativas, tenho consciência de que Roma não foi construída em um dia. Na verdade, estou fora das pistas desde outubro, assim Aragón vai ser um bom treino para mim. Uma pista na qual eu sempre fui rápido é Assen, além do que, é uma pista que se adequa à Ducati. No Motorland, podemos ser superados nas longas retas…”
Fores tem uma carreira irregular no World Superbike, sendo essa sua quarta aparição. Ele competiu por seis corridas em 2011, depois em Jerez, na Espanha em 2013 e em Magny Cours, no ano passado. Em dez largadas contabilizadas, seu melhor resultado foi um nono lugar.