Andrea Dovizioso terá ao seu lado, nos boxes da RNF Yamaha, Ramon Forcada, reconhecido como um dos mais experientes e certeiros técnicos da MotoGP. A dupla pode impressionar na temporada 2022.
Forcada se notabilizou por trabalhar muito bem com Jorge Lorenzo em seu auge na Yamaha, conseguindo uma moto tão equilibrada que nem Valentino Rossi conseguia igualar. Nos últimos anos, o técnico vinha trabalhando com Franco Morbidelli conseguindo extrair desempenhos surpreendentes com uma M1 desatualizada.
“Andrea é uma pessoa que tem muito conhecimento, está na pista há muitos anos, o que é muito bom“, disse Forcada ao Motorsport. “Ele sabe o que precisa para ser rápido e está lutando para fazê-lo, porque a Yamaha é uma moto completamente diferente. Então ele está lutando, como Morbidelli lutou no primeiro ano. Acontece com todo mundo quando você troca de moto, porque todas tem características muito diferentes e você tem que entendê-las“, argumentou.
Forcada acha que Dovizioso pode encontrar rapidamente o caminho para ser rápido com a Yamaha. O italiano, que inicialmente pretendia tirar um ano sabático em 2021, entrou em cena novamente na segunda metade da temporada, substituindo Morbidelli, que foi para a equipe oficial no lugar de Maverick Viñales.
“Ele é um trabalhador e, acima de tudo, atento aos detalhes“, continuou Forcada. “Tem muito método, e sempre quer ser muito claro sobre as coisas. Ele quer saber onde perde e onde ganha, o que deve fazer para melhorar e para não perder. Ele trabalha muitas horas olhando os dados, estudando, comparando e procurando maneiras de seguir em frente.“
A RNF Yamaha, estrutura remanescente da Petronas SRT, apresentou ontem a sua equipe para a temporada 2022. Dovizioso terá à sua disposição uma Yamaha M1 2022 como os pilotos do time oficial. Seu companheiro, Darryn Binder terá um modelo mais antigo. Os testes de Sepang começam em 3 de fevereiro para pilotos de teste e novatos, e entre 5 e 6 do mesmo mês para pilotos regulares.