Jonas Folger venceu hoje (3) o Grande Prêmio da Espanha de Moto2, no circuito de Jerez de La Frontera. O alemão superou Esteve ‘Tito’ Rabat, garantindo a vitória com autoridade. A prova ficou marcada pelo acidente de Alex Rins na última curva.
Rabat, que havia conquistado a pole position manteve a ponta nas primeiras voltas, seguido de Folger, Thomas Luthi, Takaaki Nakagami, Simone Corsi e Alex Rins. Enquanto isso, os protagonistas da última etapa na Argentina vinham longe, com Johann Zarco apenas em 13º e Sam Lowes perdendo posições a cada volta.
Enquanto Rabat, Folger e Luthi abriam uma pequena vantagem na frente, Rins começava sua já habitual escalada de posições, não demorando a passar o piloto suíço e assumindo a terceira posição. O mesmo fazia Zarco, que a essa altura já vinha em quinto, se aproximando rápido.
Quando faltavam 17 voltas, Rabat comete um pequeno erro, que permitiu a ultrapassagem de Folger no final da reta oposta. Rins, Luthi e Zarco vinham logo atrás. Quem também fazia uma boa corrida era Xavier Simeón e ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, que comandavam o segundo grupo.
Enquanto Zarco ultrapassava Luthi e pulava para a quarta posição, Folger consolidava sua liderança, porque Rabat começava a ficar para trás. Isso permitiu a aproximação de Rins nas duas últimas voltas.
Com Folger confortáveis dois segundos à frente, as atenções se concentraram na briga pelo segundo lugar entre Rabat, Rins e Zarco. A moto do atual campeão da categoria estava visivelmente mais lenta, e uma ultrapassagem dos adversários parecia inevitável.
Rins resolveu esperar até a última curva da última volta para tentar uma ultrapassagem. O espanhol, no entanto calculou mal e acabou esbarrando na moto de Rabat, indo parar na caixa de brita. Enquanto isso, Folger vencia sua segunda corrida na temporada 2015.
Zarco se aproveitou da confusão e pulou para o segundo lugar. Rabat escapou ileso e finalizou em terceiro, com Luthi em quarto, Simeón em quinto e Morbidelli em sexto. Luis Salom ficou em sétimo, também se aproveitando da queda de seu companheiro de equipe, Rins. Simone Corsi, Alex Márquez e Marcel Schrotter fecharam os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.