Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Flagra: Harley-Davidson 350 e 500 prontas para entrar em produção

Lucas Carioli 15 de dezembro de 2022




Apesar da demora, parece que não vai levar muito mais tempo para vermos as primeiras Harley-Davidson de fabricação chinesa no mercado. Dois modelos apareceram praticamente prontos e até já receberam permissão oficial do governo local para começar as vendas.

HD 350: derivada da Benelli 302S.

Desde 2019 sabe-se que a Harley-Davidson estabeleceu uma joint-venture com a Qianjiang (QJ Motor para os ocidentais), uma das maiores fabricantes automotores da China, proprietária de várias marcas, inclusive da Benelli. Mas desde então, nada de apresentação oficial.

Embora a Harley-Davidson sempre tenha insistido que a parceria continuava de pé, a situação parece ter realmente começado a andar esse mês. A nova empresa, chamada oficialmente de “Zhejiang Jisheng Motor Vehicle Co. Ltd recebeu a licença oficial para produzir motocicletas.

Com essa permissão em mãos, agora existem poucas barreiras para que o projeto caminhe rapidamente ao consumidor final e o próximo passo já foi dado: a homologação definitiva de dois modelos, chamados internamente de HD350 e HD500.

HD 500: derivada da Benelli Leoncino 500.

A menor das motos é mais familiar, pois se assemelha ao esboço chamado de “338R” mostrado pela primeira vez em 2020, baseado na Benelli 302S e QJMotor SRK350. Desde então, a Qianjiang parece ter introduzido uma versão maior, de 353 cm³ que rende 36 cv.

Além da potência, alguns outros dados foram revelados como o peso: 195 kg líquidos. Realmente bem pesada para a cilindrada e até em comparação com suas irmãs italianas e chinesas. Por exemplo, a QJMotor SRK350, mecanicamente idêntica, pesa 176 kg.

Há também um modelo maior, a HD500, assim chamada porque compartilha a mesma plataforma da Benelli Leoncino 500, movida por um motor bicilíndrico paralelo que desenvolve 47 cv. Seu peso é naturalmente um pouco maior, mas não muito: 207 kg líquidos.

A HD500 parece ter o mesmo chassi, rodas, freios e suspensão da Leoncino 500, com pinças radiais de quatro pistões e garfos invertidos. Com essa origem, o aspecto da motocicleta é muito mais de uma roadster esportiva do que de uma custom em miniatura.

A principal intenção dessas duas motos é dar acesso à marca Harley-Davidson nos mercados asiáticos, onde os modelos “plus size” da marca estão muito além dos bolsos dos consumidores. Além disso, motos de pequena cilindrada costumam ter vantagens em termos de impostos, licenças e seguro.

A fabricação chinesa também ajudará a manter os preços baixos, evitando alíquotas de importação e custos de envio em todo o mercado asiático. Resta saber quando é o lançamento – e se o público alvo, sempre orgulhoso de ostentar a origem norte-americana da Harley, vai aceitar o produto.




Tags: Harley-Davidson Qianjiang QJ Motor Segredos Slider

Post navigation

Previous Dois cilindros de 360º, 180º e 270º: quais as diferenças?
Next Modelos Ducati Panigale V4 edição limitada celebram títulos na MotoGP e WorldSBK

Leia também

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano
  • Segredos

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano

1 de setembro de 2025
Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro
  • Segredos

Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro

29 de agosto de 2025
KTM 490 Adventure pode estar a caminho
  • Segredos

KTM 490 Adventure pode estar a caminho

22 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.