Com um novo autódromo que vem sendo construído na cidade de Kausala, a Finlândia planeja ter uma etapa no calendário da MotoGP em 2017. A pista cumprirá os requisitos de segurança solicitados pela FIA e FIM.
O circuito desenhado por Clive Bowen chama-se de “Kymi” e tem 4,8 km de comprimento, com 15 curvas. As obras estão silenciosamente em andamento desde 2014 e recentemente recebeu a visita de Javier Alonso da Dorna Sports, entidade que regula e promove a MotoGP.
Segundo o site italiano Omnicorse, o dirigente já assinou uma carta de intenções para hospedar a MotoGP na Finlândia, à partir de 2017 em um contrato de cinco anos. Segundo Kari O. Sohlberg, presidente do Automóvel Clube do país, a intenção era trazer também a Fórmula 1, ideia abortada pelos altos custos.
“A pista certamente seria aprovada para a Fórmula 1, mas um Grand Prix nunca esteve nos planos. Em vez disso, MotoGP, Superbike, e campeonatos de GP2, GP3 e DTM, se encaixam perfeitamente em nossos programas. Este projeto tem tido sua seriedade camuflada, mas a ideia de trazer a F1 não é uma meta realista, porque a cada ano o oraçamento fica cada vez maior e não seria possível pagar. Essa quantia de dinheiro não pode ser encontrada hoje na Finlândia.” (Kari O. Sohlberg)
Com uma mistura de longas retas e trechos sinuosos, o circuito de Kymi recebeu elogios públicos de Bernie Ecclestone, que o considerou “desafiador” para os pilotos. Os governos da cidade de Iitti e da província de Kymenlaakso estão empenhados em concluir o cronograma no prazo.
A Finlândia já competiu regularmente no Mundial de Motovelocidade, entre 1962 e 1982. Nas duas primeiras edições, a pista utilizada foi a de Tampere. Depois, mudaram-se para Imatra, onde o maior vencedor foi o italiano Giacomo Agostini, com 17 triunfos nas categorias 500 e 350cc.
Esse não é o único novo autódromo que a MotoGP pode visitar nos próximos anos. A Dorna também acompanha a construção de um circuito em Rancagua, no Chile e outro em Blaenau Gwent, no País de Gales, que passaria a ser a sede do Grande Prêmio da Grã-Bretanha.