A Dorna, entidade que promove e regulamenta a MotoGP confirmou hoje (2) que a Finlândia voltará a ter uma etapa no calendário, a partir de 2019. O circuito será o novíssimo KymiRing, a cerca de 150 quilômetros da capital Helsinki.
A confirmação já era esperada desde maio, quando representantes da Dorna e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) visitaram as instalações. A apresentação aconteceu no Helsinki Music House, onde quase 50 representantes da mídia se reuniram para ouvir os detalhes do projeto.
“É um grande prazer anunciar o acordo que temos com o KymiRing e as obras que estão em andamento. A Finlândia tem sido um lugar tradicional para o automobilismo. Já teve inúmeros pilotos fantásticos no passado. Lembro-me de Jarno Saarinen e recentemente Mika Kallio, e muitas outros. Os finlandeses entendem muito bem de esportes a motor e acho que o KymiRing estará hospedando eventos incríveis no futuro. O layout do circuito é muito bom, é rápido e seguro, e estamos muito felizes em anunciar isso hoje.” (Carmelo Ezpeleta)
O circuito, que possui 4,6 metros de extensão e 15 curvas ainda se encontra em fase de construção. Quando estiver plenamente operacional, são esperados 100 mil pessoas na prova inaugural, já que essa será a única etapa na região norte da Europa.
“A MotoGP é um dos esportes mais populares do mundo. O contrato de cinco anos feito com a Dorna Sports tem um impacto significativo não apenas no automobilismo finlandês, mas em toda a Finlândia. A Finlândia tem uma boa reputação como organizadora de grandes eventos internacionais. A boa reputação, o antigo GP de Imatra, os pilotos lendários, além de relacionamentos pessoais de longo prazo, com certeza foram determinantes para que a Dorna Sports tomasse a decisão de trazer de volta o GP finlandês.” (Kari Sohlberg, presidente do Conselho Diretor do KymiRing)
O Grande Prêmio da Finlândia era tradicional no motociclismo. De 1949 a 1963, a etapa era realizada no circuito de Tampere. De 1964 a 1981 a prova acontecia no já mencionado circuito de Imatra, tendo como último vencedor o italiano Marco Lucchinelli. O calendário de 2019, portanto, passa a ter 19 etapas até o momento.
Leia também
Organizadores do circuito no País de Gales insistem que projeto não acabou
Lorenzo visita novo circuito no Cazaquistão
Indonésia poderá sediar uma etapa de MotoGP em 2017