As principais funções da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) são regulamentar e promover a prática motociclística no mundo e, para atingir esse objetivo, seus mais recentes planos incluem levar o esporte para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
A modalidade escolhida é o “Trial-E”, ou Trial Elétrico, que atende aos critérios exigidas pelo Comitê Olímpico: esporte de jovens, abertos a homens e mulheres, sustentáveis, espetaculares, praticados em todos os continentes e que não exigem novas infraestruturas.
“Estamos convencidos de que os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 representam uma oportunidade única e histórica para fazer do Trial-E o primeiro esporte a motor a fazer parte dos Jogos Olímpicos“, disse o presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Jorge Viegas.
“Esta grande estreia será a base de um forte relacionamento que fará com que a união entre a FIM, o Comitê Olímpico Internacional e toda a família olímpica seja mais próxima e durará muitos anos“, completou.
Os Jogos Olímpicos sempre foram avessos aos esportes motorizados. O fato de a máquina ter uma grande importância sempre foi uma barreira para incluí-los como modalidade. A lista final será decidida após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A FIM também apresentou o Trial-E para ser incluído nos Jogos Mundiais de 2021 e nos Jogos Europeus de 2023.