A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Dorna anunciaram hoje (27) a criação da WorldSSP 300, categoria multimarcas que servirá como trampolim de jovens talentos ao World Superbike, o principal campeonato de motos de produção do mundo.
A intenção é parecida com a Moto3, classe de acesso no Mundial de Motovelocidade. Mas enquanto lá corre-se com protótipos, o WorldSSP 300 contará com modelos “de rua”, como Kawasaki Ninja 300, Honda CBR500R, Yamaha YZF-R3 e KTM RC390. E a porta está aberta para que novos fabricantes ingressem no futuro.
“Esta nova plataforma será o ambiente perfeito para o desenvolvimento de futuros talentos“, disse Vito Ippolito, presidente da FIM. “A intenção do WorldSSP 300 é criar um ponto de referência para os campeonatos nacionais seguirem. Queremos oferecer um ambiente regulamentado e relativamente igualitário onde o talento possa crescer e os fabricantes possam acompanhá-los enquanto eles dão os primeiros passos em direção estrelato.“
“O foco é ter uma série acessível para jovens competidores“, disse Javier Alonso, diretor executivo do World Superbike. “Tem havido um grande interesse com motocicletas de baixa cilindrada e a nova classe se esforçará para suplantar isso. Será promovida pelos fabricantes em um campeonato de fácil acesso, em que possam acompanhar os pilotos desde tenra idade à medida que progridem na carreira“, acredita.
O WorldSSP 300 não terá limite de motores, entretanto sua estrutura básica, como cilindro, pistão, cabeçote, comando de válvulas e câmara de combustão não poderão ser alterados. Apenas pequenos componentes, como filtro de ar, coletores e ponteira de escapamento poderão ser mexidos. Cada modelo terá uma velocidade máxima limitada e o ruído não poderá ultrapassar os 107 decibéis. O regulamento pode ser conferido aqui.