O fim inesperado da Honda CBR600RR no mercado europeu foi um choque para o continente e pra os amantes das superbikes médias em todo o mundo. Seria isso o começo de uma tendência de que Yamaha YZF-R6, Kawasaki ZX-6R e Suzuki GSX-R600 e outras sigam o mesmo caminho?
O Motorcycle News saiu a campo para ver o que pensam as outras fabricantes a respeito da decisão da Honda e avaliar se realmente não há mais mercado para uma moderna superbike de 600 cilindradas na atualidade. As respostas foram até surpreendentes.
Yamaha YZF-R6
“A atual R6 não é compatível com o Euro4, porque seria necessário implementar um ABS e diferentes controles de emissões para passar pelas novas normas. Podemos continuar a vender a moto atual por um pouco mais de tempo, mas o Euro4 já está aí. Como parte do DNA da Yamaha, o objetivo é ter uma linha completa de modelos supersport de 125cc até 1000cc. Pode haver uma solução técnica para o Euro4 sem causar necessariamente muitos problemas para nós. Isso não é uma prioridade super alta por causa dos volumes envolvidos agora”. (Jeff Turner, chefe da Yamaha UK)
Suzuki GSX-R600
“A GSX-R de 600cc continuará a fazer parte do nosso line-up em 2017, estamos usando o período de derrogação à disposição dos fabricantes para continuar a vender os modelos que ainda não satisfazem os requisitos do Euro4. O modelo ainda é ainda muito popular, vendendo fortemente no ano passado. Na verdade, no ano passado o mercado das 600cc realmente cresceu para nós. As vendas aumentam cerca de 13% desde 2014. A GSX-R é uma linha extremamente importante para a Suzuki e é uma grande parte da nossa história. A nova GSX-R1000 já está chegando para 2017, mas a GSX-R600 e GSX-R750 são tão importantes quanto.” (Paul de Lusignan, gerente geral da Suzuki UK)
Kawasaki ZX-6R
“A classe Supersport 600 é especialmente interessante para Kawasaki e nós podemos se gabar de termos sido fundamentais no seu desenvolvimento com a GPZ600R na década de 1980. Pensando adiante, nós já estamos considerando múltiplos fatores, sendo um deles esta legislação atual, além da direção do mercado, a demanda dos consumidores e em como as máquinas se encaixam como parte de uma oferta total de marca. Uma coisa é certa: a Kawasaki acredita nas virtudes das motocicletas esportivas de média cilindrada.” (Martin Lambert, gerente da Kawasaki Europe)
Triumph Daytona 675
A Triumph não deu uma declaração oficial, mas tudo indica que a sua esportiva média, a Daytona 675 deve continuar no mercado por mais alguns anos. Além de ser a mais recente dos modelos aqui citados, a marca inglesa já está desenvolvendo um novo motor de 765cc, que será utilizado na Street Triple, a irmã urbana da Daytona.