Os motociclistas nas Filipinas terão que começar a pensar duas vezes antes de comprar um novo escapamento para suas motos. O governo local vai instaurar um novo sistema de inspeção de veículos que pretende limitar o índice de decibéis de carros e motos.
Chamado de Sistema de Inspeção de Veículos Automotores (MVIS), o conjunto de normas contém o limite um sonoro de 99 decibéis para escapamentos de veículos, bem mais baixo que o atual que permite até 115 dB.
As diretrizes são bem específicas. O nível de ruído deve ser medido a exatamente 0,5 metros de distância da ponta do tubo de escapamento, em um ângulo de 45º. Quando as medições de som estão sendo feitas, o medidor de nível de som deve estar paralelo ao solo. Além disso, o motor só é acelerado de 2.000 a 2.500 rpm durante o teste.
Até o momento, nenhum detalhe adicional veio à tona, então é seguro supor que esta nova lei afetará todos os proprietários de veículos automotores – carros e motocicletas – independentemente do tamanho e deslocamento volumétrico.
Isso representa um grande desafio para os proprietários os donos de motos grandes, cujos motores permanecem perto da marca de 99 dB, mesmo com o escapamento original. Se se falhar na inspeção, o proprietário terá de pagar a reinspeção depois de resolver o problema reinstalando o sistema original ou instalando outro mais silencioso.
Não tem sido um bom momento para os amantes de escapamentos esportivos. Embora o objetivo seja reduzir o peso e melhorar o desempenho (e por que não o ronco) das motocicletas, medidas de contenção de ruídos já tem sido implementadas na França e na Inglaterra. Esse é o primeiro caso conhecido na Ásia.