A equipe Barni Racing anunciou hoje (27) a contratação de Oli Bayliss, filho do lendário Troy Bayliss para a temporada 2022 do Mundial de Supersport. O australiano vai pilotar uma Ducati Panigale V2.
Bayliss estreou no motociclismo profissional em 2017 no Supersport 300 em sua Austrália natal, onde conseguiu a quarta posição no campeonato, resultado que repetiu em 2018. No ano seguinte mudou-se para o ASBK Supersport (600cc) conquistando a sua primeira vitória em Phillip Island.
Esse ano, Oli Bayliss passou para a categoria principal do Campeonato Australiano, a Superbike, aos comandos de uma Ducati Panigale V4R conquistando mais uma vitória em Darwin. Resultados que convenceram a fabricante italiana a contratá-lo para o Mundial de Supersport em 2022.
“Estou muito feliz em anunciar que competirei pela Barni Racing Team no Campeonato Mundial de Supersport com a Ducati Panigale V2“, disse o jovem de 18 anos. “Terminei meu programa escolar, o que significa que agora posso me concentrar totalmente nas corridas de motocicleta e no treinamento.“
“Estamos muito contentes e entusiasmados com a estreia de Oli no Mundial de Supersport no próximo ano“, disse o diretor da Ducati Corse, Paolo Ciabatti. “A família Bayliss e a Ducati sempre estiveram muito próximas e recentemente lançamos a Panigale V2 Bayliss Replica, para celebrar o primeiro título mundial de Troy, então agora a tradição continua com Oli, e estamos muito felizes com isso.“
Troy Bayliss venceu os seus três títulos no Mundial de Superbike com a Ducati. Mas apesar da proximidade com a marca, o ex-piloto garante que seu herdeiro é realmente bom: “Oli foi criado nas corridas, esse foi o seu primeiro ano com uma Panigale V4R e já conquistou uma vitória“, disse. “Acho que a mudança [para o Mundial de Supersport] é uma grande oportunidade, espero que ele goste do V-Twin tanto quanto eu.“
Graças a uma mudança no regulamento técnico, que flexibilizou um pouco as regras para 2022, a Ducati está de volta ao Mundial de Supersport, o que não acontecia desde 2007. O piloto principal será Niccolò Bulega, com a equipe Aruba.it Racing WorldSSP, com apoio de fábrica.