De forma oficial, a Ferrari negou que estaria trabalhando na construção de uma motocicleta, rumor que ganhou notoriedade na semana passada. A história surgiu depois que um projeto de motor V2 foi descoberto no Instituto Europeu de Patentes (EPO).
O projeto do engenheiro Fabrizio Favaretto é de 2012 e contém duas ilustrações: uma de um motor em V com dois cilindros e a outra de uma motocicleta, do estilo custom/cruiser. Entretanto, segundo o porta-voz da Ferrari do Norte da Europa, Jason Harris, não há planos de construção de uma moto.
Simplesmente não há sugestão de que vamos construir uma moto e não há motocicletas no futuro da Ferrari. Como com qualquer patente, estamos nos movendo para proteger a tecnologia que vale a pena proteger, agora e no futuro, mas isso não significa que a tecnologia é iminente.”
Mas então porque a imagem de uma moto? Harris explicou ao Motorcycle News: “a patente diz respeito a uma nova tecnologia de equilíbrio que elimina a necessidade de um eixo balanceador para equilibrar cada lado do V” revelou. “Isto tem benefícios em termos de peso e embalagem e o layout V-twin foi usado para ilustrar o projeto, pois é o número mínimo de cilindros que podem ser usados sem entrar em detalhes sobre quantos cilindros esse futuro motor pode ter” afirmou.