As lesões de Miguel Oliveira ainda não estão suficientemente curadas, de modo que Augusto Fernandez continuará ocupando o seu posto no GP do Catar, como já fizera no GP dos Estados Unidos.
Oliveira (Pramac Yamaha) foi derrubado por um afoito Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) durante a Sprint Race do GP da Argentina. O astro português sofreu uma luxação da articulação esternoclavicular e uma ruptura de ligamento, de modo que seu retorno ainda é incerto.
Oliveira está sem sorte ultimamente. Vale lembrar que no final de 2024 ele teve que perder cinco etapas após quebrar o pulso no GP da Indonésia e é o segundo piloto mais ausente das corridas de MotoGP, atrás apenas de Alex Rins (Yamaha).
Fernandez, que ficou sem vaga para 2025, assinou como piloto de testes da Yamaha com a promessa de fazer cinco participações curinga ao longo do ano. Mas, o campeão da Moto2 em 2022 está trabalhando mais do que esperava como funcionário da marca japonesa.
Quando já se preparava para substituir Jonathan Rea, lesionado no WorldSBK, Fernandez foi chamado às pressas para correr nos EUA, onde teve um desempenho sólido: em Austin o espanhol concluiu a corrida na 13ª posição, marcando três pontos no Campeonato Mundial.