Romano Fenati pode voltar ao Campeonato Mundial em 2019. O italiano retornaria pela mesma equipe Snipers Team, mas na categoria Moto3 onde competiu até 2016.
Fenati ficou mundialmente famoso no GP de San Marino, quando puxou o manete de freio do adversário Stefano Manzi em plena corrida, atitude temerária nunca antes vista no motociclismo. Condenado por todos os lados, o italiano foi imediatamente suspenso pela federação italiana por oito meses.
O piloto de 22 anos também foi chamado para comparecer a um julgamento da Federação Mundial, na Suíça. Seu comportamento colaborativo perante o júri, reconhecendo seus erros serviu como elemento atenuante para que sua penalidade fosse reduzida para cinco meses e dez dias.
Dessa forma, Fenati está livre para voltar a correr a partir do dia 18 de novembro, ou seja, após o Grande Premio de Valência. O italiano pode, inclusive, participar normalmente de todas as sessões de teste, desde que aconteçam fora da Itália. Em seu país, o piloto só recupera o direito de pilotar em 21 de fevereiro de 2019.
De acordo com o próprio site da MotoGP, seu retorno aconteceria pela mesma equipe onde vinha competindo, a Sinpers Team, mas na Moto3. Na categoria iniciante do Campeonato Mundial, Fenati conquistou 10 vitórias e 23 pódios. O anúncio ainda precisa ser oficializado.