A Kalashnikov, fabricante do icônico fuzil russo AK-47 surpreendeu ao apresentar esse mês duas motocicletas elétricas. Os modelos UM-1 (Urban Moto) e SM-1 (Super Moto) foram concebidas para serem utilizadas pelas forças especiais da Rússia e pela Polícia da Copa do Mundo de 2018.
A versão civil das motocicletas foi apresentada no Fórum Técnico Militar Internacional de 2018 na semana passada. A UM-1 (ao lado) é uma típica “Adventure”, ou seja, com rodas raiadas, pneus com travões, suspensão alta, barras de proteção, alforjes rígidos laterais e para-brisa alto. O design lembra a Honda CRF1000L África Twin.
A SM-1 (fotos) possui orientação motard e supermoto, ou seja, garfos dianteiros invertidos, para-lama elevado e assento com posição mais esportiva. O motor com refrigeração líquida é capaz de impulsioná-la à 90 km/h, com uma autonomia estimada em 150 quilômetros, bem mais que os 100 km da versão militar.
Ambas compartilham a mesma base, um chassi treliçado de aço, que fica encoberto na UM-1 e completamente destacado na cor amarelo areia da SM-1, típica dos veículos militares. A Kalashnikov, no entanto, não revelou muitos detalhes técnicos, apenas que os modelos pesam entre 165 e 245 kg e são alimentadas por baterias com fosfato de lítio.
Ambas são fabricados pela subsidiária IZH e não há informações de quando estarão disponíveis para o público em geral. Mas um vídeo com a SM-1 em funcionamento (abaixo) já está disponível desde o ano passado.