A primeira parte da temporada 2019 de MotoGP está chegando ao fim e apenas um nome está em todos os comentários: Fabio Quartararo, apontado por todos como um futuro campeão. Mas o que Marc Márquez e Valentino Rossi pensam sobre o jovem francês?
Quartararo estreou na Moto3 em 2015 depois de ganhar seis títulos no campeonato espanhol. Entretanto, sua primeira vitória no Mundial só aconteceu na Moto2, no ano passado sem ter sido campeão. Mas, para Marc Márquez isso não é um problema.
“Eu disse em Jerez que ele será um dos adversários este ano e no futuro“, comentou o líder do campeonato ao site oficial da MotoGP. “Ele é muito talentoso. Ele ainda não ganhou nenhum título mundial, mas provavelmente foi devido à sua situação, que foi talvez um pouco mais instável do que a minha. Mas agora ele encontrou uma equipe muito boa e uma boa moto“, afirma.
No GP da Catalunha, realizado na semana passada, Quartararo conquistou sua segunda pole position e finalizou a corrida em segundo lugar. Contudo, essa foi sua última chance de superar o recorde de Márquez como o mais jovem vencedor da MotoGP. Mas o espanhol acha que isso não vai demorar muito para acontecer: “Fabio é muito, muito rápido e se você tem a velocidade, mais cedo ou mais tarde vai ganhar“.
Uma das vagas pleiteadas por Quartararo para o futuro é a de Valentino Rossi na equipe oficial da Yamaha. O piloto de 40 anos também é só elogios para o colega que corre na equipe satélite SIC Petronas, criada apenas este ano.
“O Quartararo tem sido muito forte desde o início da temporada. Ele está indo muito bem, para um novato que é bem impressionante“, comentou Rossi ao site oficial da MotoGP. “Penso que ele pode enfrentar um futuro muito brilhante no Campeonato do Mundo de MotoGP“.
A última vitória de um piloto francês na Categoria Rainha do Motociclismo aconteceu com Regis Laconi, no Grande Prêmio de Valência de 1999, justamente com uma Yamaha e curiosamente no mesmo ano de nascimento de Quartararo.
Na Moto2, por outro lado, os triunfos franceses são bem mais recentes e aconteceram pela última vez com Johann Zarco, novamente no Grande Prêmio de Valência, em 2016. Será nessa pista que Quartararo irá triunfar pela primeira vez?