Fabio di Giannantonio venceu hoje (19) o Grande Prêmio do Catar de MotoGP no circuito de Losail. O italiano ultrapassou Pecco Bagnaia nas últimas voltas para vencer pela primeira vez na Categoria Rainha. Jorge Martin não conseguiu acompanhar os líderes e voltou a perder terreno no campeonato.
Martin (Pramac), que conseguiu vencer a Sprint Race ontem (18) de forma muito arrojada, sabia que não tinha ritmo para a corrida mais longa do fim de semana, tanto que havia encerrado o treino de aquecimento pela manhã (WarmUp) apenas na 17ª posição.
Ainda assim, o espanhol piorou ainda as coisas na largada, onde partiu mal e recuou de quinto para oitavo. Bagnaia (Ducati), por outro lado, largou com perfeição e assumiu o comando da corrida na primeira curva, onde permaneceu até quase o final.
O único que tinha condições de acompanhar o ritmo de Bagnaia era Di Giannantonio (Gresini), que se livrou de Luca Marini (VR46) e de seu companheiro de equipe, Alex Márquez, para alcançar a segunda posição na quinta volta e ir a caça do líder.
Martin, por outro lado, não conseguia evoluir de sua oitava posição. Com a moto visivelmente mais lenta, o espanhol acabou sendo superado por Fabio Quartararo (Yamaha), Jack Miller (KTM) e Enea Bastianini (Ducati) precisando se contentar com uma distante décima posição.
Lá na frente, Bagnaia parecia ter a corrida sob controle, mas nas últimas voltas, passou a receber uma grande pressão de Di Giannantonio. O italiano acompanhava o compatriota em todas as curvas finalmente conseguindo a ultrapassagem na 19ª volta.
Bagnaia ainda tentou recuperar a ponta na reta de chegada, mas quase bateu em “Diggia” saindo da pista. Para a sua sorte, os demais competidores estavam longe. Enquanto isso, Martin sofria a pressão de Marc Márquez (Honda) sendo ajudado apenas por seu companheiro de equipe, Johann Zarco.
Assim, Di Giannantonio conseguiu cruzar a linha de chegada com 2s7 de vantagem para Bagnaia. Luca Marini cruzou em terceiro e Maverick Viñales (Aprilia), que havia sido o mais rápido no WarmUp, em quarto. Brad Binder (KTM) ficou em quinto e Alex Márquez (Gresini) em sexto.
Quartararo realizou uma boa corrida de recuperação para chegar em sétimo, assim como Bastianini e Miller. Martin cruzou apenas na 10ª posição, a mais de 14 segundos do vencedor. A diferença para Bagnaia no campeonato volta a subir para 21 pontos restando duas provas.
GP do Catar – Resultados Finais
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, 22 voltas
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 2,734 seg
- Luca Marini, Ducati, + 4,408
- Maverick Viñales, Aprilia, + 4,488
- Brad Binder, KTM, + 7,246
- Alex Márquez, Ducati, + 7,620
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 7,828
- Enea Bastianini, Ducati, + 8,239
- Jack Miller, KTM, + 11,509
- Jorge Martin, Ducati, + 14,819
- Marc Márquez, Honda, + 14,964
- Johann Zarco, Ducati, + 17,431
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 17,807
- Joan Mir, Honda, + 18,673
- Augusto Fernández, KTM, + 21,455
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 21,474
- Raúl Fernández, Aprilia, + 22,142
- Pol Espargaró, KTM, + 27,194
- Takaaki Nakagami, Honda, + 27,740