Fabio di Giannantonio não participará das duas últimas etapas da MotoGP de 2024 devido a uma cirurgia que fará no ombro esquerdo. Ainda assim, o italiano corre nas duas próximas, na Austrália e na Tailândia.
Di Giannantonio lesionou o ombro esquerdo depois de uma queda no GP da Áustria, no Red Bull Ring em agosto. Mesmo com muitas dores, o italiano de 26 anos continuou a temporada, mas suas performances decaíram muito, por isso, a cirurgia precisou ser antecipada.
“Não foi uma decisão fácil, mas vou fazer uma operação ao ombro lesionado imediatamente após o GP da Tailândia. Demorou para entender o que traria o melhor compromisso de tempo entre a temporada mais longa possível, mas ao mesmo tempo a melhor preparação possível para o novo ano”, disse.
“Gostaria de ter corrido até Valência, fechar a temporada da melhor maneira possível e então ter todo o tempo necessário para lidar com a cirurgia, recuperação e reabilitação”, adicionou. “Infelizmente, porém, o calendário é realmente exigente, as férias de inverno são muito curtas e não podemos correr o risco de não chegar ao pico da condição física no início de 2025.”
No campeonato, Di Giannantonio está em 10ª lugar, empatado com o companheiro de equipe Marco Bezzecchi, que ano que vem correrá na Aprilia. Ainda não se sabe qual será o substituto de “Diggia” nas últimas etapas de 2024. O dono da equipe, Valentino Rossi, já está pensando.
Di Giannantonio também perderá o primeiro teste coletivo visando a temporada 2025 em Valência, onde teria tido uma primeira experiência com a Ducati GP25 que terá na condição de primeiro piloto da VR46 no ano que vem. Seu companheiro de equipe será Franco Morbidelli com uma GP24.