Os fãs mais antigos de motovelocidade certamente se lembram de Miguel Duhamel. O canadense, campeão do AMA Superbike, com passagens pelas 500cc e MotoGP foi baleado na cabeça enquanto andava de bicicleta em um deserto californiano.
Duhamel, que relatou o incidente pessoalmente aos meios de comunicação locais, estava andando de bicicleta perto do Red Rock Canyon, na Califórnia, uma rota popular entre os ciclistas quando foi alvejado na cabeça por uma pistola de ar.
O canadense afirma que ouviu um carro atrás e uma descarga de gás antes de sentir dor na cabeça. Ao remover o capacete, Duhamel encontrou sangue escorrendo, uma marca de pellet e um pequeno orifício no casco.
Felizmente, os paramédicos foram rápidos em responder a Duhamel, que ficou sem sequelas, além de uma cicatriz desagradável. A situação poderia ter sido muito pior, já que o sinal de telefone é irregular na área, de acordo com os outros ciclistas.
Duhamel é mais conhecido por ser o primeiro canadense a garantir um título do AMA Superbike em 1995. Sua carreira nos Estados Unidos contém 86 vitórias, além de outros cinco títulos no AMA Supersport e dois no AMA Formula Xtreme.
Antes disso, Duhamel competiu nas 500cc em 1992 com uma Yamaha independente, atingindo como melhor resultado uma quinta colocação no GP do Brasil daquele ano, única vez em que a prova foi disputada em Interlagos.
Muito tempo depois, Duhamel foi chamado para substituir o lesionado Toni Elias no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007 em Laguna Seca. Pilotando uma Honda RC212V da equipe Gresini, o canadense não chegou a completar a corrida.