Mike Leitner, que trabalhou nos últimos nove anos como chefe de Dani Pedrosa, juntou-se à KTM. O engenheiro será um dos líderes na chegada da marca austríaca à MotoGP em 2017.
Leitner conquistou, ao lado de Pedrosa, dois títulos na classe 250cc (2004 e 2005), além de 41 vitórias no Mundial de Motovelocidade. Entretanto, o piloto espanhol resolveu buscar novos ares para a temporada 2015, refazendo sua equipe pessoal.
“Vai ser um desafio muito emocionante e interessante já que vamos começar do zero. É bom ver uma empresa austríaca e um patrão como o Stefan Pierer iniciarem um projeto tão fantástico. Não há grandes novidades em outras marcas de língua alemã. Gosto de desafios e estou contente por poder fazer parte.” (Mike Leitner)
Na KTM, Leitner vai trabalhar em estreita colaboração com Sebastian Risse, o responsável pelo departamento técnico de competição. Uma de suas principais funções será formar uma equipe de testes e encontrar mais gente capacitada para a equipe que, por enquanto, conta com 20 técnicos.
A KTM já revelou que sua moto se chamará RC16 e possuirá um quadro de treliça de aço, motor V4 de válvulas pneumáticas, caixa de câmbio seamless (contínua) e suspensões WP. O experiente Alex Hofmann será o piloto responsável pelo desenvolvimento do projeto.