Um estudo conduzido pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriu que boa parte dos acidentes entre carros e motos acontece porque os motoristas “se esquecem” da presença delas a sua volta, embora tenham as visto no retrovisor.
Os pesquisadores explicam que, embora os motoristas realmente vêem um objeto no espelho retrovisor semelhante a uma moto, eles rapidamente esquecem que ela está lá. Isso faz com que parem de levar em conta o ambiente a sua volta, pois não se lembram de que há outro veículo por perto e é aí que começa o perigo.
Os pesquisadores instalaram um sistema de rastreamento ocular nos olhos daqueles que foram submetidos ao teste em um simulador que recria uma situação de tráfego real. Eles descobriram que tinham até 5x mais chances de esquecer uma moto do que um carro e que em 15% dos casos, os motoristas não conseguiam se lembrar se estavam acompanhados de um veículo.
De acordo como Dr. Peter Chapman, um dos responsáveis pelo estudo, o que mais os surpreendeu foi a total ausência de memória quando as motocicletas se aproximaram do veículo em que estavam dirigindo o experimento. Até 60 motoristas foram analisados quando chegaram a um cruzamento e 20 deles não se lembraram de ver outro veículo no espelho retrovisor, quase todas motocicletas.
Com este estudo, finalmente há uma explicação científica para a causa de muitos acidentes “misteriosos” em que motoristas alegam terem olhado no espelho retrovisor “mas de repente a moto estava lá”. A solução? Os motoristas devem dizer “moto”em voz alta assim que as virem. Por incrível que pareça, isso parece ajudar a memorizá-las e evitar uma situação perigosa.
Parece pouco provável, no entanto, que os motoristas passem a dizer a palavra “moto” a cada vez que vêem uma em seu caminho. Por isso, temos que fazer nossa parte, ou seja, procurar utilizar roupas claras, capacetes com etiquetas reflexivas e manter o farol ligado, mesmo de dia.