Se você está lendo isso, é bem provável que goste de andar de moto. Mas isso não quer dizer que sejamos todos iguais. Um estudo realizado pelo grupo de pesquisa belga “Vias” descobriu que que existem oito tipos de motociclistas diferentes.
O grupo entrevistou nada menos do que 2.963 motociclistas (todos acima de 16 anos) sobre como eles gostam de motos e os resultados foram surpreendentes. Eles foram separados nas categorias, “Time-Optimizer”, “Multimodal”, “Unconditional Rider”, “Tactician”, “Good-Vibe Seeker”, “Time-For-Me”, “Daily User” e “Lifer”, que serão melhor explanados abaixo.
“Time-Optimizer”, ou Otimizador de tempo em uma tradução livre, é aquele usuário se volta para uma motocicleta ou scooter para reduzir o tempo de viagem, mas só parte para as duas rodas quando o tempo permite. Esse grupo de motociclistas corresponde a 11,6% dos entrevistados naquela região do planeta.
O tipo “Multimodal” (multi modo) utiliza moto, mas não descarta outros meios de transporte e também compreende 11% dos pilotos pesquisados. No extremo oposto temos o “Unconditional Rider” (piloto incondicional), que joga a perna por cima de uma moto independentemente da hora e das condições. Apenas 9,5% se enquadram nessa classe.
O grupo chamado de Tactician (Tático) mantém todas as suas opções de mobilidade em aberto, apenas andando de duas rodas quando o veículo se adequa à situação. Dos incluídos na pesquisa, surpreendentes 18,2% se envolvem com motocicletas dessa maneira.
Depois temos o “Good-Vibes Seeker” ou Buscador de Boas Vibrações. Esse tipo de motociclista, que corresponde a 14,2% do total, prioriza o prazer sobre os propósitos utilitários e raramente saem quando o tempo fica molhado. O tipo “Time For Me” (Tempo para mim) também usa duas rodas para atividades de lazer, ajudando-os a escapar da pressão do trabalho e da vida familiar. Esse grupo compõe a maior parcela dos sujeitos do estudo, com 18,8%.
Já o grupo “Daily User” (usuário diário) utiliza as duas rodas regularmente. Semelhante ao “Unconditional Rider”, o Daily User não deixa o clima impedi-lo de pegar a estrada, mas ele faz isso mais por necessidade do que por prazer. No entanto, apenas 7,5% dos entrevistados atendem a esses padrões.
Por fim, temos o grupo chamado de “Lifer”, que anda sobre duas rodas desde muito jovem e praticamente desconsidera qualquer outro tipo de locomoção. Além disso, é o tipo mais engajado de motociclistas, que transformou a sua paixão em seu estilo de vida. Apenas 9,2% dos pilotos belgas alcançam esse status. Em qual deles você se encaixa? No Brasil provavelmente os resultados seriam muito diferentes.
Time For Me: 18,8%
Tactician: 18,2%
Good-Vibes Seeker: 14,2%
Time-Optimizer: 11,6%
Multimodal: 11%
Unconditional Rider: 9,5%
Lifer: 9,2%
Daily User: 7,5%