O estúdio britânico Kardesign, além de contar com ótimos artistas, também tem ideias interessantes. Em sua mais nova criação, eles sugerem à Honda a volta da lendária NR 750, atualizada para 2020.
Quem conhece um pouco a história do motociclismo certamente já ouviu falar da NR. Apresentada em 1992, a superbike (também chamada de RC40) continha o que havia de mais exclusivo na engenharia na época, como painel digital, carenagem de carbono, garfos invertidos e um curioso motor V4 de “pistões ovais”.
Foi uma artimanha da Honda para competir nas 500cc com um motor 4 tempos e ser competitiva frente aos 2 tempos da Yamaha e Suzuki. Para isso acontecer, os engenheiros japoneses concluíram que seria necessário criar um propulsor de seis ou oito cilindros, proibidos pelo regulamento.
Eles então bolaram um motor de oito cilindros, mas com as câmaras e os pistões ligados entre si em formato oval, transformando-se, na prática, em um V4. A ideia não colou, mas a NR foi produzida em uma tiragem especial de 300 unidades por um preço astronômico e transformou-se em um ícone.
A releitura do Kardesign imagina uma “NR1000 2020”, capaz de oferecer 200 cv de potência e um torque abundante graças aos pistões ovais, ou seja, tudo o que o piloto ocasional quer. O chassi seria derivado da RC213-V, a máquina de Marc Márquez e cia na MotoGP. Faz sentido, sem dúvida.
Ultimamente, com o interesse pela CBR1000RR Fireblade em baixa e pelos motores V4 em alta (graças ao sucesso da Panigale V4) seria um excelente momento para a Honda reviver os dias de glória da NR, como outras marcas estão fazendo. História é o que não falta à fabricante japonesa.