A KTM já avisou que irá disponibilizar – em um futuro próximo – uma versão de rua da RC16, o modelo que compete na MotoGP. Os austríacos, no entanto, ainda não nos mostraram como ela será. Tarefa que os ingleses do Kardesignuk acabam de fazer.
O trabalho artístico foi encomendado, mais uma vez, pela revista alemã Motorrad. A publicação já havia pedido ao mesmo estúdio, no mês passado, uma ilustração da nova Ducati com motor V4, outro lançamento bastante aguardado.
Como era de se esperar, a RC16 urbana possui as mesmas linhas de sua irmã gêmea das pistas, ou seja, bastante retas e angulosas. O chassi, ao contrário da maioria das superbikes é de treliça tubular, ao contrário de vigas de alumínio, com a Yamaha YZR-M1 e Honda RC213V.
Em comum com a moto da Honda, no entanto, a KTM possui o motor de quatro cilindros em V. Essa arquitetura faz com que a motocicleta tenha duas saídas de escape, uma sob a rabeta e outra posicionada mais embaixo que, na concepção da Kardesignuk, é fornecida pela eslovena Akrapovic.
Outro destaque na criação da Kardesignuk são as cores, em preto, branco e laranja, o que remete à icônica KTM RC8, que saiu de linha em 2015. Desde então, a marca austríaca não possui uma superbike de 1000cc para competir nas ruas e estradas.
Ainda é uma incógnita quando a KTM irá apresentar a RC16 de produção mas, com certeza, será um modelo fabricado nos mesmos moldes da Honda RC213V-S, tabelada em mais de 180 mil euros. Ou seja: para poucos, muito poucos.