Um grupo de 16 estudantes de engenharia e design do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça criaram uma motocicleta elétrica com um revolucionário sistema de tração nas duas rodas. Além disso a autonomia do modelo impressiona: mais de 400 km.
Chamada de Ethec, a motocicleta possui chassi de alumínio com garfos dianteiros do tipo giratórios. O principal princípio que norteou o projeto foi o da regeneração e do reaproveitamento de energia.
Para atingir esses objetivos, a Ethec conta com dois motores elétricos de 50kW. Um está no eixo dianteiro e outro no traseiro e são utilizados principalmente para a regeneração quando a moto está desacelerando ou freando. A potência total gira em torno dos 70 cv.
Motores no cubo da roda são uma opção interessante para motos elétricas. Eles aliviam a perda de potência do motor até chegar ao asfalto. Por outro lado, aumentam o peso não suspenso e a inércia rotacional, além de exigirem ferramentas exclusivas para rodas e sistemas de suspensão.
A bateria é muito inovadora, pois possui um sistema de resfriamento controlado através de um fluxo de óleo circulando continuamente ao redor de cada uma das 1260 células que a compõe. A autonomia, eles garantem, fica em torno de 200 milhas (402 km), maior do que todas as motos elétricas disponíveis em produção hoje.
O design ficou por conta dos estudantes da Universidade de Artes de Zurique, parte da equipe de projeto. A inspiração foi justamente o corpo humano, com o farol representando a cabeça, o tanque os ombros, o assento o abdômen e as suspensões, as pernas. Cada um julgará de acordo com sua sensibilidade.