Um estudante de engenharia francês está desenvolvendo um protótipo de motocicleta em miniatura capaz de se equilibrar sozinha. E não, não é um brinquedo. O objetivo é desafiar (e vencer) um motociclista humano.
O protótipo foi criado por Eric Unnervik, estudante da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Apesar de ainda precisar de um impulso para a partida, a mini moto pode chegar a uma velocidade de 40 km/h e se locomover sem necessidade de intervenção humana.
“Motocicletas caem assim que param“, disse Unnervik. “Elas devem sempre manter a velocidade, e a única forma de estabilizá-las é usar o ângulo de direção, a qual é controlada por um servomotor“. O truque para mantê-la equilibrada é um pequeno chip (do tamanho de cartão de crédito) e sensores que medem o ângulo e a velocidade da motocicleta.
Assim como qualquer gadget futurista da atualidade, o modelo pode ser controlado via app em seu smartphone ou dispositivo de controle remoto. O computador apenas assegura que a motocicleta permanece na posição vertical enquanto se move.
Apesar de o projeto ainda estar longe da perfeição, os planos de Unnervik são ambiciosos: “nosso objetivo é que, em uma corrida entre uma motocicleta autônoma e uma montada por um ser humano, nossa máquina vença“, acredita.
Parece divertido do ponto de vista de um engenheiro, mas nem um pouco para um motociclista humano, já que a graça é pilotá-las. Assista ao clipe abaixo para ver como ela funciona (não se esqueça de incluir legendas). O lançamento está previsto para acontecer antes do natal.