A Kawasaki publicou um vídeo institucional na semana passada que revela mais do que apenas orgulho em criar novas tecnologias. As imagens mostram um modelo futurista com três rodas, o que sugere que a marca pode lançar veículos de três rodas como a Yamaha fez recentemente.
“O futuro, para nós, não é limitado pelas limitações de hoje. É liberado por nossa imaginação“, brada o comercial, que começa com um piloto a bordo de uma Kawasaki H2, modelo sobrealimentado que virou uma espécie de símbolo tecnológico para a marca verde.
Mais adiante, eles apresentam uma futurística motocicleta de três rodas, sendo uma atrás e duas na frente. Aparentemente o veículo também contém os últimos avanços em inteligência artificial, outra área que vem sendo pesquisada pela Kawasaki.
O mais interessante, no entanto, é a flexibilidade desse modelo. De acordo com o comercial, a motocicleta poderia mudar a posição de pilotagem e o caráter com facilidade, alternando-se de um pacato scooter (Upright Mode) para uma agressiva superbike (Atack Mode) através de apenas um comando de voz. Interessante!
A ideia não é exatamente nova nos corredores de Akashi. Em 2013, a Kawasaki apresentou o “J Concept”, protótipo virtualmente idêntico ao modelo do vídeo. Com motor elétrico, o conceito vem sendo refinado e mostrado outras vezes desde então.
Estudos em inteligência artificial e motos de três rodas vem ganhando força nos últimos anos, principalmente no Japão. No final do ano passado, a Yamaha apresentou o MXT 850 Niken, que terá produção em série em 2018. A ideia da Kawasaki, no entanto, parece ser bem mais radical. Veja em ação abaixo.