A BMW pode estar trabalhando em uma pequena Big Trail, uma mini GS, que utilizaria o mesmo motor da recém lançada G310R. O lançamento pode acontecer ainda em 2017.
A revelação foi feita pelo próprio diretor da BMW Motorrad no Reino Unido, Phil Horton ao site Motorcycle Sport & Leisure. O dirigente ainda afirmou que a G310R deve dar origem a toda uma nova gama de modelos.
“Apesar dos novos modelos, nossa linha não é tão abrangente quanto poderia ser. Mas, há muitas motos que ainda estão por vir, incluindo, espero que em 2017, um derivado da G310R no estilo ‘GS’. Isso é uma proposta completamente interessante mesmo”. (Phil Horton, diretor da BMW Motorrad UK)
Ao fechar os últimos dois anos com recordes de vendas, parece lógico que a BMW não tem outro caminho agora senão entrar em nichos não explorados de mercado. Esses segmentos são, portanto, o das motocicletas de baixa cilindrada. Até então, o modelo de menor cilindrada da marca alemã era a G 650 GS, que nunca foi um sucesso de vendas.
Ao lançar a G310R, a BMW afirmou que o modelo poderia dar origem a uma série de derivados. Essa estratégia vem se tornando cada vez mais popular entre as montadoras, pois propicia a criação de modelos com personalidades distintas para diferentes públicos, reduzindo os custos de pesquisa, desenvolvimento e fabricação.
Além do segmento Big Trail, outro efervescente segmento é o das pequenas esportivas carenadas, que tem na Kawasaki Ninja 300 e Yamaha R3 como líderes. A G310R, que já ataca no mercado naked oferece uma plataforma praticamente pronta para encarar as rivais japonesas sem necessitar de muitas modificações.
A Naked está sendo montada nas instalações da TVS Motors em Bangalore, na Índia. Contudo, segundo o site de notícias G1, a BMW também pretende construir uma fábrica na Zona Franca de Manaus durante o segundo semestre de 2016, com investimentos de US$ 25,8 milhões.