O governador do estado norte-americano do Missouri, Mike Parson assinou uma lei na última terça-feira (14) que flexibiliza a utilização do capacete em todas as suas fronteiras. O item de segurança deixará de ser obrigatório a qualquer motociclista a partir dos 26 anos, desde que tenha plano de saúde.
De acordo com o jornal The Missouri Times, o projeto de lei revogou uma medida que vigorava há 52 anos e teve forte oposição de várias entidades, como o Conselho Nacional de Segurança e a Associação Nacional Segurança de Motociclismo do Estado do Missouri.
“A revogação da obrigatoriedade capacete para todos os motociclistas terá efeitos em todo o estado do Missouri“, disseram representantes do Centro de Segurança Automotiva, situado em Washington. “Mais motociclistas irão deixar seus capacetes em casa, resultando em mais mortes e feridos. Essas tragédias evitáveis, por sua vez, perturbam a vida de suas famílias e aumentam os custos de assistência médica. Esperamos que essa mudança imprudente seja revertida no futuro e que a obrigatoriedade do capacete no estado seja restaurada.“
Eleito em 2018, Mike Parson é do partido republicano (como Donald Trump) e, assim como o presidente, conhecido por suas medidas conservadoras. Durante o auge da pandemia, o governador recusava-se a utilizar máscaras e autorizou a reabertura do comércio no estado mesmo com os casos em crescimento.
Questionado a respeito, Parson comparou a pandemia aos acidentes de trânsito: “Deveria me sentir culpado porque temos acidentes de carro e as pessoas morrem todos os dias? Não, não me sinto culpado por isso. Cada pessoa que entra nessas situações, as coisas acontecem assim na vida, elas acontecem“, limitou-se a dizer na última terça-feira.
Parson inicialmente pretendia revogar a obrigatoriedade do capacete já aos 18 anos de idade, o que acabou não sendo aprovado na última sessão legislativa local. As novas medidas passam a valer já no próximo dia 28 de agosto.
O Missouri, no entanto, não é o único estado norte-americano que permite motociclistas circularem sem capacete. Na verdade, apenas 19 dos 50 estados tem essa lei, com o Nebraska tentando (e não conseguindo) revogá-la no ano passado. O último a fazê-lo foi Michigan em 2012. Não por acaso, estudos revelam que mortes envolvendo motociclistas quadruplicaram desde então.