Foi descoberta a primeira imagem da nova Yamaha MT-09 que deve ser apresentada no final do ano. A grande novidade é a estreia do câmbio automático da marca, revelado recentemente, o Y-AMT.
Apresentado em junho, o câmbio automático Y-AMT oferece um total de 3 modos de condução e um modo manual, que muda de marcha pressionando dois botões nos comandos do manete esquerdo. Atuadores eletromecânicos cuidam das mudanças e da embreagem completamente.
Na única imagem disponível podemos ver que o manete de embreagem desapareceu. Documentos de homologação da Yamaha recentes revelam que a MT-09 2025 é um dos modelos a contar com o câmbio Y-AMT, com o nome código de MTN890 S.
No mais, podemos ver que a MT-09 mudou de design mais uma vez. Assim como já fizera a KTM em sua linha Duke, o conjunto óptico dispensa a lente do farol tipo projetor e é uma peça totalmente moldada em torno dele. O painel retangular está totalmente exposto.
Apesar de o tanque de combustível parecer bem mais volumoso que o atual, podemos notar que a MT-09 permanecerá com o mesmo chassi e subchassi, inclusive o braço oscilante. É compreensível, já que a motocicleta passou por uma grande atualização no modelo 2024.
Como a MT-10 provavelmente sofrerá o mesmo destino da R1 após o prazo para o Euro5+ expirar, a MT-09 deverá assumir o cargo de hypernaked mais possante da Yamaha. Há também indícios de que mais cedo ou mais tarde a Tracer 9 também receberá a mesma transmissão automatizada.