Se viajar pelo mundo com uma moto grande e boa já é um tremendo desafio, imagine fazer isso com uma do tamanho de um mobilete… e sem assento! Foi o que esses dois fizeram, atravessando o Reino Unido de costa a costa.
Utilizando duas pequeninas Montesa Cota 351, uma motinho de origem espanhola projetada para realizar provas de trial (corridas de obstáculos), que possui um tanque de de combustível de apenas 3 litros (!) e que atinge uma velocidade máxima de 60 km/h (!!), os dois foram de New Castle, no leste à Barrow in Furness, no oeste da ilha.
Para se ter uma ideia do desconforto, a Montesa sequer tinha assento! Viajando por todo o percurso de pé, os dois ainda levaram pesadas mochilas, que continham uma barraca, caixa de ferramentas, algum alimento e várias câmeras, que serviram para registrar a viagem nesse ótimo vídeo que você confere abaixo.
E não pense que eles rodaram apenas em estradas asfaltadas. A dupla realmente criou seus próprios caminhos, andando pelo litoral, na neve e no barro como se estivessem em uma corrida de off-road. Deixando de lado as praticidades do mundo moderno, eles entraram em contato com a natureza, chegando a fazer fogo do modo mais tradicional, com gravetos.
Não foi a viagem mais confortável e glamourosa, mas com certeza inesquecível. Foi também mais uma bela demonstração de que você não precisa de um moderno GPS e uma moto de última geração para realizar uma viagem dessas. No final, o que realmente é necessário é apenas vontade e desejo.
The Coast to Coast Trial from Greg Villalobos on Vimeo.