Essa imagem computadorizada é a mais recente e precisa interpretação de como poderá ser a nova Honda CBR1000RR Fireblade. Uma nova geração da superbike está sendo desenvolvida e deve ser lançada no final do ano já como linha 2017.
O trabalho foi feito pelos britânicos do Motorcycle News, tendo como base registros de patentes recém-descobertos com intrincados detalhes técnicos, informações privilegiadas e fontes ligadas diretamente à marca japonesa.
A reforma será abrangente, em parte para se adequar às novas normas antipoluentes da União Europeia (Euro4), mas também para se igualar – ou até superar – suas rivais, Yamaha R1, Ducati Panigale, BMW S1000RR, Aprilia RSV4 e Suzuki GSX-R1000 que, atualizadas nos últimos anos deixaram a Honda para trás.
Segundo o MCN, a nova Fireblade será inteiramente revista. Além de um novo design, a motocicleta também receberá melhorias mecânicas e um novo pacote eletrônico, como uma nova versão do sistema C-ABS, controle de tração, acelerador ride-by-wire, modos de pilotagem e iluminação por leds.
Quanto ao motor, o que se sabe é que o modelo terá um novo sistema “Ram-Air” de indução de ar, nova injeção de combustível revista para aumento de potência e torque, além de novas peças desenvolvidas para diminuir o atrito interno. Haverá, também novo coletor de admissão e escapamento.
Na parte ciclística, é especulado que a CBR receba novos garfos de suspensão Öhlins ajustáveis eletronicamente, como a Kawasaki ZX-10R e Yamaha R1m já possuem. O dispositivo pode ser programado tanto para o uso em rodovia quanto em pistas de corrida. Ainda segundo a matéria, as informações dos pilotos que utilizam a Fireblade no Troféu Turista da Ilha de Man tem sido muito consideradas.
Em uma declaração recente, o chefe de pesquisa e design Tetsuyo Suzuki disse que ainda não sabia se a Fireblade continua sendo o topo da gama de motos esportivas “de rua” da Honda. O japonês revelou que haviam três projetos na mesa, como uma versão mais acessível da RC213V-S e uma moto inteiramente nova, a já especulada RVF1000.