Uma empresa de customização britânica está oferecendo kits que que deixam a carroceria da Yamaha XSR 900 com a mesma estética da RD 500, com qualidade de sobra, mas sem os loucos dois tempos, é claro.
Lançada em 2015, a Yamaha XSR 900 é a versão retrô da linha MT-09. Naturalmente, a motocicleta recebe o mesmo chassi e o mesmo motor da naked tricilíndrica embalado, entretanto, em uma carroceria de estilo retrô que, muitas vezes, é apenas uma tela em branco para o no imprimir suas matizes.
Já a Yamaha RD500 praticamente dispensa apresentações. Prima da nossa RD350, o modelo era a versão de produção da YZR-500, que competia no Mundial de Motociclismo vencendo títulos com Eddie Lawson nos anos 1980. Poucas unidades foram fabricadas.
Esse foi o ponto de partida para o pessoal da Velocity Moto, oficina de customização em Surrey, ao sul de Londres, desenvolver esse kit sensacional. Já em 2018, eles haviam disponibilizado uma versão para a RD350. Agora foi a vez de sua versão maior, RD500.
Completamente plug & play, o kit não necessita de nenhuma adaptação especial para ser instalado na XSR 900. Basta apena retirar o seu bodywork original. Embora o design seja semelhante ao da RD, é claro foram feitas modificações para funcionar nos tempos modernos.
O farol, por exemplo, enquanto a original vinha com uma unidade realmente quadrada, a carenagem do kit apenas emula o formato retangular, mas mantém a lâmpada redonda original lisa. Como a XSR900 não tem ponteira de escapamento, a rabeta fica completamente livre.
Mesmo a decoração possui boas sacadas. Na carenagem lateral, onde lia-se “V4” na RD500 original, agora se lê “XSR” com os mesmos gráficos. Mesmo caso na traseira, onde a sigla”YPVS”, do famoso sistema de dois estágios do motor dois tempos foi substituída por “YPXS 900F”.
Como sempre, o custo não é pequeno: 1.870 libras britânicas (o equivalente a cerca de 2.200 euros), caro até para os padrões europeus. Mas o resultado ficou tão bom que o kit pode ser encomendado em todos os revendedores Yamaha do Reino Unido. Pinturas pedidas sob encomenda também são aceitas.
Rara até nos países desenvolvidos, a RD500 deixou de ser importada aos EUA em 1986 por não obedecer às leis de emissões da época. Hoje em dia, motores dois tempos só no Off-Road e nos livros de história. Para quem pode, uma grande chance de andar em um look clássico sem abrir mão da tecnologia.