A BMW apresentou essa semana em Santa Mônica, Califórnia, o “Vision: Next 100”, conceito revolucionário em diversas áreas, que a marca diz ser o futuro das motocicletas.
Embora seja ainda basicamente uma maquete, o conceito é uma vitrine para as futuras tecnologias da BMW, que basicamente são: zero emissão de poluentes, impulsão elétrica, quadro flexível (que melhora a dirigibilidade) e pneus inteligentes (que se adaptam ao terreno).
O mais radical de tudo, no entanto, é um sistema de auto-nivelamento, o que torna a Next 100 virtualmente incapaz de cair ou se acidentar. Por isso, o piloto do futuro (ok, em teoria) não precisaria usar capacete ou roupas de proteção.
“É a nossa visão para motociclismo“, disse o chefe de design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich. “Para nós na BMW, pilotar motocicletas significa muito mais do que apenas mobilidade – é uma opção de vida, um espírito de aventura, uma experiência de analógico em um mundo cada vez mais digital“, explicou.
De uma forma até paradoxal, Heinrich garante que o fundamento básico da Next 100, apesar da tecnologia, é uma volta ao prazer básico, que as pessoas tinham no alvorecer da indústria, porém com toda a segurança possível no mundo moderno.
“Queremos dar aos clientes a mesma sensação de liberdade que eles experimentaram nos primeiros dias da BMW“, explica Friedrich. “Queremos dar-lhes a mesma sensação de liberdade, do vento em seus cabelos, de deixar todos os seus sentidos alertas. E com os nossos proprietários será capaz se concentrar sobre essa experiência, sem interferência”.
A Next 100 foi concebida para marcar o centésimo aniversário da BMW, fundada em 1916. Anteriormente, a divisão de carros da marca já expôs o seu conceito em março. Outras marcas do grupo, como Mini e Rolls-Royce devem apresentar suas versões também.