Se a BMW realmente vier a apresentar uma F850RS, como se especula, a marca já teria até um conceito pronto para se basear. Este aqui, divulgado sem muito alarde no ano passado. Entenda a situação.
Na semana passada, um leitor atento observou que em um dos novos folhetos da BMW britânica havia uma menção a um modelo completamente inédito, a F850RS. Questionada a respeito, marca alemã disse que tudo não passava de um erro de digitação e que o modelo a qual se referiam era, na verdade, a F800GT.
A mídia especializada não engoliu a explicação, porque em outubro do ano passado foi flagrado em testes um protótipo do tipo crossover que mais parecia uma versão menor da S1000XR. E agora, vasculhando em nossos arquivos, existe outra evidência de que esse novo modelo realmente existe.
O conceito acima chama-se “9cento” e foi apresentado em maio de 2018 para o “Concorso d’Eleganza Villa d’Este”. Na época, nenhum detalhe técnico foi dito mas, se repararmos bem, podemos ver que o motor parece ser o mesmo bicilíndrico da F750GS e F850GS. O desenho dos faróis e das carenagens laterais também é muito semelhante ao do protótipo flagrado em outubro.
Além disso, ao analisarmos a linha atual de motocicletas da BMW não demora muito para chegarmos à conclusão que existe um buraco de esportivas médias entre 600cc e 850cc. A única opção (indisponível no Brasil) é a defasada F800GT, um modelo praticamente inalterado desde 2013.
A introdução de uma F850RS (ou GT) seria de grande valia em um segmento concorrido e disputado palmo a palmo por modelos como Yamaha Tracer 700, Honda NC750X, Kawasaki Versys 650 e Ducati Multistrada 950. Além disso, o modelo seria uma opção mais leve frente à nova e pesada R1250RS.
Mesmo o conceito do ano passado poderia ganhar vida na forma como é, ou seja, uma roadster esportiva e urbana com o motor de dois cilindros em linha. A versão mais estradeira F850RS poderia, inclusive ser lançada depois. Novidades quentes para 2020 e 2021? Não vamos demorar muito para descobrir.