A BMW está desenvolvendo várias mudanças para a BMW K1600 Bagger, a principal cruiser da marca alemã. E essas são as primeiras imagens do modelo que deve ser apresentado oficialmente nos próximos meses.
As imagens foram reveladas pela revista Motorcycle News, que trouxe também as demais informações. Segundo os britânicos, a BMW se concentrou em refinar o design da motocicleta, inspirando-se no “Concept 101”, conceito apresentado em maio do ano passado.
As maiores mudanças se concentraram na traseira. Os alforges rígidos agora possuem uma queda para trás, ficando mais aerodinâmicos. O escapamento tem um novo desenho, assim como as lanternas, tudo muito semelhante ao Concept 101. São alterações que deixaram a K1600 com um estilo mais voltado ao gosto do público norte-americano.
Na dianteira, as mudanças foram menores. Os faróis são basicamente os mesmos, possuindo o sofisticado (e caríssimo) sistema que acompanha o movimento do guidão e que suas irmãs, GT e GTL também possuem. Os espelhos e os painéis laterais são novos, no entanto. O para-brisa é regulável eletricamente.
Por baixo da roupa, a K1600 Bagger praticamente manteve-se inalterada, com o mesmo motor de seis cilindros transversal, capaz de gerar 160,5 cv a 7.750 rpm e torque de 17,8 kgf.m à 5.250 rotações. O quadro de alumínio, suspensões (Dualever e Paralever), assim como os freios e a eletrônica também são os mesmos.
Com a tampa da transmissão do lado esquerdo parece diferente, também existe a possibilidade de que a moto venha com o sistema “Gear Shift Assist Pro”, que permite trocas de marcha sem a interferência da embreagem, para cima e para baixo, já disponível em outros modelos como a S1000RR, por exemplo.
Essas mudanças devem fortalecer a posição da BMW no segmento, intensificando a concorrência com a Harley-Davidson Road King Classic e principalmente com a Honda GL 1800 Goldwing. A marca japonesa, por sinal, também está trabalhando para renovar a sua cruzadora.