A Kawasaki pediu aos estudantes do Instituto de Arte Aplicada e Design (IAAD) em Turim, na Itália, para criar projetos voltados à inovação tecnológica. Nasceram dois esboços, de dois e quatro rodas, que a marca japonesa poderá aproveitar nos próximos anos.
O primeiro deles é uma motocicleta de duplo propósito chamada “Adaptative”. As linhas são futuristas, mas agradáveis e servem de plataforma para dois modelos distintos: uma roadster, com rodas de liga e pneus esportivos; e uma Adventure, mais alta e com rodas raiadas.
Já o veículo de quatro rodas chama-se “Muteki” e trata-se de uma espécie de UTV com tração nas quatro rodas. Ambos são movidos à hidrogênio, uma das apostas para substituir o petróleo nos motores a combustão a médio prazo. Outros materiais utilizados também são sustentáveis.
“Trabalhar com ideias novas é sempre um prazer e a galera tem feito o seu trabalho de uma forma excelente, tantos estímulos que vão ser uma sugestão para a equipe de designers da Kawasaki Heavy Industries, no que diz respeito ao departamento de motos“, disse o diretor de comercial e marketing da Kawasaki Itália, Sergio Vacarelli.
“O desafio de trabalhar em duas frentes, em duas e quatro rodas, com um cliente com fortes características culturais e tecnológicas como a Kawasaki permitiu-nos abordar o design de uma forma muito contemporânea“, disse o cordenador do projeto no IAAD, Luca Bar. “Junto com a busca por novas linguagens formais, os alunos puderam imaginar um futuro possível, onde os meios de transporte possam fazer parte do estilo de vida do cliente.“
É claro que não há nenhuma garantia de que a Kawasaki irá utilizar esses conceitos no futuro. Mas temos exemplos recentes onde isso acontece. Um dos maiores é o Honda X-ADV, que nasceu em 2016 como conceito “City Adventure” nas pranchetas do Estúdio de Design da Honda em Milão.