O preparador italiano Luis Bertelli customizou duas BMW R Nine T Scrambler para homenagear as motos alemãs que venceram o então rali Paris-Dakar durante a década de 1980.
Em sua oficina localizada na comuna italiana de Pisa, Bertelli criou a “R Nine T Paris Dakar” e a “R Nine T Marlboro” fazendo referência à lendária BMW R100 GS, que com os pilotos Gaston Rahier e Hubert Auriol venceu quatro vezes o Paris-Dakar (1981, 1983, 1984, 1985).
O modelo com o patrocínio da Marlboro ficou marcada com belga Rahier, bicampeão e um dos pilotos mais icônicos da história do Dakar. Já a outra utiliza as cores clássicas da BMW e ficou ligada à Auriol, três vezes vencedor (a última de carro) e atual diretor da entidade que regula e organiza o evento.
É claro que a personalização não ficou apenas na aparência. As motos tiveram seu peso reduzido ao máximo com a utilização de materiais nobres, como fibra de carbono e alumínio em muitas de suas partes, a maioria delas construídas de forma artesanal. Alguns elementos, no entanto, vieram prontos do site de acessórios Motogadget.com.
Para justificar a homenagem, Bertelli assegura a confiabilidade das motocicletas. O modelo que faz homenagem à Auriol é seu modelo de uso pessoal, inclusive. Os pneus, com grandes ranhuras são da Continental, modelo TCK80. Qual delas mais te agradou?
BMW R Nine T Paris Dakar
BMW R Nine T Marlboro