Enquanto as grandes fabricantes ainda estão tateando no segmento elétrico, em dúvida sobre qual a direção seguir, o melhor a fazer é se associar com quem está mais avançado no assunto. É o que fez a Yamaha da Europa, que colaborou na criação dessa trilheira.
A motocicleta chama-se EMX Bike – um projeto de um ano e meio encabeçado pelas empresas Spike Technologies, Dohms Projects e a Associação Holandesa de Motociclismo (KNMV), prometendo oferecer o mesmo desempenho de uma 250cc, ou seja, em torno de 40 cv, embora provavelmente com muito mais torque.
No centro da motocicleta está o quadro de uma Yamaha YZ250F que, apesar do motor elétrico, espera-se deixar o comportamento da EMX Bike semelhante ao que os atuais entusiastas das trilhas estão acostumados com suas máquinas a combustão interna.
“Estamos felizes em apoiar este projeto, pois sentimos que é importante impulsionar os desenvolvimentos em tecnologia elétrica“, disse Leon Oosterhof, da Divisão de Planejamento de Produto da Yamaha Motor Europe. “Estamos ansiosos para testar e avaliar o protótipo para entender como a tecnologia da Dohms e Spike se comporta em nosso chassi YZF“.
A notícia chega poucos dias depois que a Yamaha anunciou que estava recebendo pedidos e estimativas para uma série de transmissões elétricas desenvolvidas, embora não esteja claro se essas unidades serão realmente utilzadas na EMX Bike.
As especificações técnicas não foram reveladas, nem o grau de envolvimento da Yamaha, se eles só forneceram o chassi ou também ofereceram algum conhecimento sobre o trem de força, abaterias e controladores. O lançamento oficial está marcado para o final deste ano.