Nós adoramos Katanas, como alguns leitores mais assíduos já devem ter reparado. A superbike foi um ícone na década de 80 ao reunir design Avant Garde e desempenho no mesmo pacote. O que dizer então dessa versão customizada (pela própria marca!) que irá disputar a categoria de clássicas no Troféu Turista da Ilha de Man?
O trabalho primoroso foi feito pelo “Team Classic Suzuki”, que não modificou radicalmente a motocicleta, principalmente o seu distinto design. Eles apenas adicionaram um spoiler debaixo do motor, retiraram o assento do passageiro, trocaram o painel e aplicaram as cores tradicionais da série GSX.
Houve algumas melhorias mecânicas, é claro. Os garfos dianteiros, embora convencionais, são da marca K-Tech. Na traseira, nada de Pro-Link. Os amortecedores bichoque foram mantidos. Os carburadores são da marca Keihin, com especificação de corrida.
As rodas originais foram substituídas por um novo jogo da Dymag, mas sem aumentar a largura. Os pneus Continental ContiRoad Attack 2 CR, embora modernos, respeitam as medidas originais, 110/80/18 na dianteira e 150/65/18 na traseira. O resultado final ficou muito fiel às corridas com motos de quatro tempos dos anos 80.
Essa Katana de número 7 (uma referência a Barry Sheene?) será pilotada pelos pilotos James Whitham, Steve Parrish, e Michael Neeves na categoria “Classic TT” do Troféu Turista da Ilha de Man, que acontece entre 27 de maio e 9 de junho. Além desta, a motocicleta vai participar também da “Endurance Legends” prova de resistência de 4 horas, em Donington Park.