A Bimota realmente voltou aos noticiários, de uma forma ou de outra. Agora, um raro modelo SB8R está à venda nos Estados Unidos. Apenas 150 unidades foram produzidas.
Construída com tudo o que havia de melhor no final dos anos 1990, a Bimota SB8R conta com o mesmo motor da Suzuki TL1000R, porém altamente ajustado pela casa italiana para fornecer mais potência e torque em todas as rotações. Outra distinção é ser a única moto de produção no mundo com injeção radial de combustível.
O chassi, como em toda Bimota é um show a parte, onde o quadro superior é feito de liga leve e o inferior em duas placas de fibra de carbono. Com uma estrutura em formato de caixa para envolver o motor, o resultado é um chassi mais leve, apenas 185 kg já completamente abastecida e com rigidez excepcional.
Em uma época onde a fibra de carbono ainda não era tão popular, o nobre material é encontrado em abundância na SB8R, como na carenagem, tanque de combustível, para-lamas e moldura dos faróis. Outros componentes ainda são meticulosamente usinados em liga de alumínio, característica de quase todas as Bimota.
Dessas 150 unidades, apenas 69 foram enviadas aos Estados Unidos, o que transforma esse exemplar fabricado em 2000 ainda mais especial. O primeiro proprietário, um engenheiro aeroespacial de Seattle, comprou-a em uma concessionária Ducati em 2002 mas raramente andava na moto. O hodômetro marca apenas 5.100 milhas, cerca de 8.207 quilômetros.
Alterações? Poucas. O interruptor da luz foi modificado para que o farol possa ser desligado, os pedais foram substituídos por pinos de posição fixa padrão europeu e o bocal do tanque de combustível foi modificado para torná-lo mais acessível na configuração de rua. A motocicleta encontra-se com o atual proprietário desde 2015.
Além da motocicleta, o feliz comprador leva para casa uma infinidade de peças de reposição, como partes de carenagem completas (que podem ser pintadas com a pintura desejada adequada para corridas), assento extra monoposto, tanque adicional, sistema de escape completo com silenciadores, carregador de bateria de lítio, cavalete traseiro, entre outros. O preço anunciado é de 23 mil dólares. Para saber mais, clique aqui.