Caçadores de relíquias que utilizam detectores de metais sempre têm boas histórias para contar e essa é uma delas. Em uma floresta na Rússia acharam uma motocicleta que estava enterrada há 80 anos, desde antes da segunda guerra mundial!
A descoberta foi feita há cerca de dois anos, sendo um assunto bastante popular em fóruns russos. Infelizmente não há informações exatas sobre o local e as circunstâncias do achado, mas as fotos indicam que se trata de uma raríssima DKW Luxus 300.
A DKW foi uma montadora alemã fundada em 1916, cuja sigla significava Dampf Kraft Wagen (Carro de Força a Vapor, em alemão). Produzia tanto automóveis quando motocicletas, cujo apelido, era Das Kleine Wunder (A Pequena Maravilha) e fazia um trocadilho com o nome original. O Brasil chegou a conhecer alguns carros DKW durante os anos 60, os populares “Decavê”, antes de a divisão brasileira ser adquirida pela Volkswagen.
No período entre as guerras mundiais, a DKW era uma marca sofisticada. Não apenas pelo número de novos modelos introduzidos todos os anos, mas também pelos parâmetros técnicos, sempre na vanguarda dos fabricantes contemporâneos. A marca começou a produzir motocicletas no começo dos anos 20, estimulada pelo novo gestor de vendas, Carl Hahn.
Em 1928, a DKW era a maior fabricante de motos do mundo, produzindo cerca de 80 mil unidades anuais e essa escala nunca parou de crescer. No ano seguinte, surgiu a Luxus 300, para substituir a obsoleta E300.
Com um motor de 292 cm³ de dois tempos, o modelo produzia cerca de 8 cv a 4.000 rpm e tinha um câmbio de três marchas. Era o suficiente para atingir 85 km/h, bastante respeitável para a época. Era notável por seu “arrefecimento natural” (não havia indução forçada), seu tanque (de desenho utilizado até hoje) e seu quadro de aço estampado, que a DKW acreditava ser a chave para a construção motos em grandes números. A linha ainda contava com a mais simples Luxus 200 e a topo de linha, Luxus 500.
Entre 1929 e 1930, a DKW produziu 6.000 unidades da Luxus 300, sendo um sucesso instantâneo. Entretanto, os efeitos da “Grande Depressão” arrefeceu os ânimos da DKW, que em 1932 decidiu juntar forças com as montadoras Audi, Horch e Wanderer para criar uma marca mais forte: a Auto Union.
Tudo indica que é essa a motocicleta encontrada enterrada numa floresta em 2014. No entanto, ainda há dúvidas sobre a sua procedência. Existe a possibilidade de que seja uma “Krasnyi Oktyabr L-300”, que nada mais é do que uma versão russa da Luxus 300, produzida sob licença dos alemães em Leningrado.
A Krasnyi Oktyabr L-300 (que em russo quer dizer “Outubro Vermelho”) não chegava a ser uma cópia, mas uma construção modificada nas máquinas de produção originais DKW. Contudo, seu desempenho era 25% inferior (com cerca de 6 cv) devido à má gasolina utilizada na Rússia.
Certo, mas o que aconteceu ao modelo encontrado na floresta? É uma boa pergunta. Não encontramos imagens da moto sendo restaurada, tarefa dificílima devido a raridade da Luxus 300 ou mesmo da Krasnyi Oktyabr L-300. Por hora, veja imagens da descoberta e abaixo um vídeo de uma delas com tudo no lugar.