Em uma época onde a maior preocupação de todos os construtores é a redução de peso, temos o prazer de noticiar essa motocicleta construída… de pedra! E, ao contrário do que possa imaginar, não se trata de uma escultura e sim de um modelo real, que pode rodar de verdade.
Trata-se de uma Honda CX500 1982, construída por Chris Zernia, que mora em Mendig, na Alemanha. O trabalho foi um dos três finalistas do concurso “Build da Fukker”, que elege as customizações mais inusitadas e é promovido pela revista “Custombike”.
A carroceria foi toda construída de basalto – uma rocha vulcânica extremamente pesada, mas que pode ser moldada com relativa facilidade – que vem da Serra do Eifel, perto da casa de Zernia. Tudo foi literalmente lapidado a partir de um bloco de 450 kg, onde as formas finais somam pouco mais de 60 quilos.
Mas não foi só isso, é claro. O quadro da motocicleta precisou ser reforçado para aguentar o peso extra, principalmente no sub-chassi, onde os tubos de aço são mais espessos (com 4 milímetros) de diâmetro. O assento é feito de pedra, mas, segundo Zernia, não é tão desconfortável como se imagina: “já fiquei sentado por um longo tempo, juro“.
No meio do caminho, o motor V2 transversal da CX500 original quebrou, mas Zernia o substituiu por outro igual. As bengalas são de uma Honda VT600 e os amortecedores traseiros de uma Harley-Davidson Dyna Glide. As rodas são Comstar e os pneus Bates Baja. O farol de LED é mantido no lugar com cola, assim como a lanterna traseira.
A CX500 pesa agora 355 quilos. Pode parecer muito, mas ainda é um número menor à de uma cruiser de grande porte como uma Harley-Davidson Electra Glide ou Honda Goldwing. “A moto anda de forma bem normal“, garante Zernia, que ainda fez um capacete de pedra com o que sobrou.