Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Conceitos e Customizações

Essa moto é feita de pedra… e funciona!

Lucas Carioli 3 de janeiro de 2017


Em uma época onde a maior preocupação de todos os construtores é a redução de peso, temos o prazer de noticiar essa motocicleta construída… de pedra! E, ao contrário do que possa imaginar, não se trata de uma escultura e sim de um modelo real, que pode rodar de verdade.

honda-cx500-de-pedra-2016-2
Superleggera? Aqui o negócio está mais para Superpesanti! (Fotos: Custombike)

Trata-se de uma Honda CX500 1982, construída por Chris Zernia, que mora em Mendig, na Alemanha. O trabalho foi um dos três finalistas do concurso “Build da Fukker”, que elege as customizações mais inusitadas e é promovido pela revista “Custombike”.

A carroceria foi toda construída de basalto – uma rocha vulcânica extremamente pesada, mas que pode ser moldada com relativa facilidade – que vem da Serra do Eifel, perto da casa de Zernia. Tudo foi literalmente lapidado a partir de um bloco de 450 kg, onde as formas finais somam pouco mais de 60 quilos.

Mas não foi só isso, é claro. O quadro da motocicleta precisou ser reforçado para aguentar o peso extra, principalmente no sub-chassi, onde os tubos de aço são mais espessos (com 4 milímetros) de diâmetro. O assento é feito de pedra, mas, segundo Zernia, não é tão desconfortável como se imagina: “já fiquei sentado por um longo tempo, juro“.

No meio do caminho, o motor V2 transversal da CX500 original quebrou, mas Zernia o substituiu por outro igual. As bengalas são de uma Honda VT600 e os amortecedores traseiros de uma Harley-Davidson Dyna Glide. As rodas são Comstar e os pneus Bates Baja. O farol de LED é mantido no lugar com cola, assim como a lanterna traseira.

A CX500 pesa agora 355 quilos. Pode parecer muito, mas ainda é um número menor à de uma cruiser de grande porte como uma Harley-Davidson Electra Glide ou Honda Goldwing. “A moto anda de forma bem normal“, garante Zernia, que ainda fez um capacete de pedra com o que sobrou.


Tags: Build da Fukker Conceitos e Customizações CX500 Honda

Continue Reading

Previous: Café Dragstar by Custom Wolf: uma mistura de estilos que deu certo
Next: Nos Estados Unidos, Honda apresenta moto que não cai nunca

Leia também

BMW R1300GS customizada aparece em corrida e levanta suspeitas de que seja uma M1300GS
  • Conceitos e Customizações

BMW R1300GS customizada aparece em corrida e levanta suspeitas de que seja uma M1300GS

19 de agosto de 2025
BMW revela conceito radical movido a nitro baseado na R1300R
  • Conceitos e Customizações

BMW revela conceito radical movido a nitro baseado na R1300R

17 de julho de 2025
BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical
  • Conceitos e Customizações

BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical

23 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.