A impressão 3D está crescendo rapidamente e aqui mesmo já falamos bastante a esse respeito. A nova demonstração foi feita pela empresa “Divergent 3D”, que criou peças exclusivas para a Kawasaki H2 utilizando a tecnologia.
Sediada na Califórnia, a Divergent 3D se concentra na produção de juntas impressas em 3D (chamadas por eles de NODE) para conectar materiais estruturais de fibra de carbono que resultam em um chassi de força industrial montado em questão de minutos.
Para divulgar o potencial dessa nova forma de montagem, eles apresentaram no Salão de Carros de Los Angeles, na semana passada a “Dagger”, uma Kawasaki H2 completamente despida de sua carenagem original e design com ares Café Racer.
Praticamente todos os componentes não mecânicos foram realmente impressos em 3D no laboratório da empresa, como o quadro, o braço oscilante e o próprio tanque de combustível. Utilizando a técnica de manufatura aditiva, eles criam e conectam nós de liga metálica e tubos de fibra de carbono.
Por enquanto, a Dagger 3D foi criada apenas para atuar como garota-propaganda da Divergent 3D e o plano está dando certo. No Salão de Los Angeles, eles fecharam um acordo com o Grupo PSA (dono de Peugeot e Citroen) para ajudar na fabricação de automóveis. Aliás, o trabalho deles nas quatro rodas pode ser conferido no vídeo abaixo.