Apesar de a Kawasaki H2R dominar os recordes de velocidade atuais, uma Suzuki Hayabusa bem acertada ainda pode andar tão rápido quanto, senão mais. É o caso desse exemplar, que atingiu 416 km/h em uma competição britânica.
Este é o resultado do trabalho duro de Phil Wood, piloto da equipe Big CC Racing (um importante nome no setor de tuning britânico) em criar uma motocicleta para correr no evento “Straightliners”, competição de dragsters em Yorkshire, no norte da Inglaterra.
Na prova de uma milha, a Hayabusa atingiu inacreditáveis 258,54 mph, o equivalente a 416 km/h partindo da inércia total, ou seja, da imobilidade. Tudo isso sem controles de tração e de largada e sem precisar de profundas modificações, tanto é que a motocicleta ainda possui licenciamento para rodar legalmente pelas ruas.
Wood e sua equipe começaram o trabalho aumentando a cilindrada do motor (que estava sendo construído para ser montado em um helicóptero, mas o projeto não foi adiante) para 1547 cm³. Um turbocompressor e uma garrafa de de nitro foram introduzidos, além de outras mudanças internas, como uma suspensão traseira reforçada e rodas mais robustas.
A potência gira em torno dos 600 cv de potência, mas Wood e a Big CC Racing garantem que o motor foi construído para suportar uma pressão de turbo de até 45 psi, o que se equivale, neste caso, a estonteantes 1000 cavalos de potência. O recorde, por exemplo, foi estabelecido com apenas 21 psi, o que significa que ainda há margem para melhorar. O que será que vem por aí?