Uma rara e completamente restaurada Harley-Davidson 11K será leiloada nos Estados Unidos em agosto. Os organizadores esperam arrecadar até 60 mil reais com a motocicleta de 113 anos de idade, remanecente do período em que a marca ousava sem limites.
Houve um tempo em que a Harley-Davidson era sinônimo de velocidade. Antes de ganhar quilos de cromo e acomodar-se nos louros da fama, a marca de Milwaukee gostava de quebrar recordes no alvorecer da indústria motociclística.
Esse era o propósito da Harley-Davidson 11K Board Tracker. Concebida em 1914 pelo designer Bill Ottoway, essa motocicleta de aparência frágil possui um quadro de tubos de aço que segura um poderoso motor de dois cilindros inclinados à 45º e 1.000cc.
Para alimentá-lo, um grande tanque de combustível retangular toma conta de toda a parte superior do quadro, enquanto que a suspensão dianteira é curta… e sem freios. O guidão, mais baixo do que muita superbike moderna, lembra uma bicicleta de competição.
O exemplar aqui mostrado possui o número de série 1157K e foi produzido em 1915. Atualmente encontra-se na Argentina, onde foi inteiramente restaurado. Todas as peças foram desmontadas e reconstruídas a partir dos desenhos originais.
O mesmo pode-se dizer da pintura, onde se utilizou uma reprodução exata de outra Harley-Davidson 11k que está em um museu. O resultado final ficou tão bom que o modelo ganhou o “Concourse d’Elegance de Greenwich” em 2017.
Agora, o exemplar será leiloado através da Mecum, rede especializada em leilões de veículos automotores, nos Estados Unidos. O preço estipulado fica entre 50.000 e 60.000 dólares. Quase dez anos atrás, uma Harley-Davidson 11K foi vendida por US$ 58.500, quase R$ 220 mil reais.