Um dos melhores aspectos dos Estados Unidos é que você pode ganhar a vida trabalhando no que gosta. É o caso dessa pequena empresa, que se dedica à construção de motos fúnebres para levar os motociclistas mais fanáticos em sua última viagem antes do descanso eterno.
Criada em 2001, a chamada “Tombstone Hearse & Trikes” cria trailers exclusivos que são puxados por motocicletas de estilo custom, quase todas Harley-Davidson é claro. Os últimos exemplares, por exemplo, utilizam modelos Road King com o novo motor Milwaukee Eight 107.
As motocicletas são profundamente modificadas na altura do eixo traseiro. A transmissão original é trocada por uma caixa Baker F6R de seis velocidades, com marcha ré elétrica e um pinhão de apenas 34 dentes para melhorar a tração em baixas velocidades. O quadro e a suspensão também são reforçados em pontos chave.
As duas enormes rodas traseiras combinam com o trailer e um reboque o liga à motocicleta através de um engate especial situado na parte superior traseira, o que obrigou a criação de uma carroceria com para-lamas específicos para a moto. Até o assento original foi substituído por outro de apenas um lugar.
O trailer é construído no estilo vitoriano e lembra um pouco as diligências dos filmes de faroeste antigos. A carroceria construída em fibra de vidro repousa sobre um chassi tubular de aço com piso em madeira. Também conta com um freio eletrônico ligado diretamente à centralina da moto, além de todas as facilidades de colocação e retirada de um caixão.
No total, cada trailer consome cerca de 750 horas de trabalho, desde o início da produção (sem contar os desenhos prévios) até que o produto final esteja pronto para seus clientes. O preço gira em torno dos US$ 84.900 dólares podendo atender funerárias ou particulares. 94 unidades já foram criadas e a 95º irá para o distante Trinidad e Tobago. Seu mercado já transcende as fronteiras norte-americanas.