A primeira motocicleta com quatro cilindros em linha fabricada nos Estados Unidos estará à venda na tradicional casa de leilões britânica Bonham’s. Espera-se que ela consiga, pelo menos £ 80.000 libras.
Trata-se de uma Pierce Four, com um motor de quatro cilindros longitudinal de 688cc. O anúncio da casa de leilões descreve o raro modelo com as mesmas características que um proprietário de inline four já conhece bem: “ausência de vibrações” e motor “com conforto de um carro”.
Criada em 1909, a Pierce Four foi a primeira marca a acreditar no uso dos motores de quatro cilindros em motos na América. Na época a indústria motociclística apenas engatinhava por isso eles foram bastante ousados ao prometerem “viajar confortavelmente de um mero ritmo de caminhada até a velocidade do automóvel” com seus modelos.
Assim como a incomum (para a época) arquitetura do motor, a Pierce também apresenta um diferente quadro tubular que abriga óleo e combustível. O câmbio tem apenas duas marchas. Parece difícil de acreditar, mas essa foi a superbike dos seus dias conquistando, inclusive, uma série de vitórias nas populares corridas de endurance de cidade a cidade.
Com uma proposta muito à frente de seu tempo e um alto custo (em 1913 custava pouco menos do que um Ford T), a Pierce Four acabou encerrando as atividades em 1914 sem deixar um legado. Hoje, as motos fabricadas nos Estados Unidos tem como principal destaque motores de dois cilindros em V.
Exatamente por essa raridade, a Bonham’s espera um interesse especial nesse modelo, fabricado em 1910, que vem junto à um lote inteiro pertencente a Tiberio Lonati, CEO do Santoni Group, na Itália. O leilão acontecerá em Stafford, Inglaterra, no dia 17 de outubro.