Essa provavelmente será a nova Yamaha MT-03, que deve ser lançada em breve já como modelo 2016. A naked é derivada da pequena esportiva YZF-R3, já disponível na Europa e América do Norte.
As imagens revelam que o modelo é idêntico à MT-25, naked recém-lançada na Indonésia, que tem como base a YZF-R25. No ocidente, graças à tributações menos rígidas, essa mesma moto possui o deslocamento volumétrico aumentado para 300cc, sendo chamada de R3.
Como sabemos que esses registros de patentes tratam-se da MT-03 e não da MT-25? Nas imagens fica claro que o modelo já está apto a receber freios ABS, item que será obrigatório na Europa em todas as motos acima de 125cc a partir de 2016. A unidade asiática, por outro lado, não utiliza o dispositivo.
A nova MT-03 nada terá em comum com o antigo modelo de mesma nomenclatura, que usava o motor monocilíndrico da trilheira XT 660R. Lançada no final de 2007, a naked teve vida curta no mercado brasileiro, ficando apenas um ano disponível no mercado.
Na Europa, no entanto, a Yamaha dá bastante importância à família MT (cuja sigla significa Massive Torque). Após a saída do mercado da antiga MT-03, a marca dos diapasões remodelou a linha, lançando em 2013 a MT-07 e MT-09. O novo modelo é, portanto, o próximo passo lógico.